Denúncias e Ouvidoria / Acessar à Ouvidoria

DENÚNCIAS E OUVIDORIAA Ouvidoria é mais um canal de comunicação que o Município de Caraá colocado à disposição do cidadão e demais interessados para comunicação de denúncias, irregularidades, fraudes, críticas, sugestões, pedidos de informações sobre atos públicos, ou sobre os serviços por este prestados.Neste sentido, tendo a comunicação como aliada, a Ouvidoria trata as questões atinentes ao município, abrangendo, em especial, o correto uso dos bens, valores e recursos públicos, bem como a conformidade legal a ser observada nos procedimentos licitatórios, concursos públicos e demais atividades realizadas no âmbito da gestão da Administração Pública Municipal.A Ouvidoria exerce, portanto, o papel de mediadora e facilitadora entre o cidadão e a Administração Pública, procurando sempre promover uma relação equilibrada e transparente, baseada no respeito e na ética.É sua missão primordial, ouvir, recepcionar e encaminhar as demandas, bem como esclarecer dúvidas sobre as atividades da Administração Pública, dando sigilo ao requerente se solicitado.Estrutura de nossa Ouvidoria:Compete privativamente ao Controle Interno deste município, exercer as atividades de Ouvidoria, podendo requisitar diretamente aos departamentos ou secretarias documentos, bem como solicitar informações visando a elucidar demandas recebidas pelo Órgão.As atividades de competência da Ouvidoria são exercidas e coordenadas por uma servidora, podendo ser realizada via Protocolo Eletrônico, Whatsapp ou telefone.A estrutura física da Ouvidoria Pública do Município de Caraá é composta de uma área para a recepção ao público no terreo do Prédio Sede da Prefeitura, na Av. Arno Von Saltiel, nº 478, Centro,Caraá RS.Atuação da nossa Ouvidoria:A Ouvidoria recebe e registra demandas, denúncias, manifestações, reclamações, críticas e sugestões sobre a utilização dos recursos públicos e a atuação da administração pública municipal. Após analisá-las, encaminha as demandas às áreas responsáveis, diligenciando para que todas sejam verificadas através de processo de auditoria e respondidas ao demandante.Além disso, mediante a adoção de apropriados controles, a Ouvidoria visa assegurar ao demandante que o sigilo seja mantido e a identidade da pessoa que forneceu a informação preservada.O que esperar da Ouvidoria?Escuta atenta, receptiva e imparcial sobre a denúncia ou demanda apresentada;Confidencialidade e sigilosidade no recebimento e tratamento da denúncia ou demanda, bem como nas orientações eventualmente fornecidas;Verificação e identificação das alternativas ou possíveis opções para avanço na demanda ou questão apresentada;Acolhimento de denúncias, em caráter anônimo ou não, para questões atinentes aos atos administrativos cometidos por agentes públicos ou sobre os serviços por ele prestados;Encaminhamento para apuração da veracidade das denúncias ou demandas recebidas, informando posteriormente aos demandantes o resultado da averiguação ou outras providências cabíveis.Alternativas de Acesso:Protocolo Central: - Serviço de Protocolo Eletrônico - www.caraa.rs.gov.brTelefone/Whatsapp: 51 9999 24567Horários: segunda à sexta-feira das 8hs às 12hs e das 13:30hs às 17hs.Correio Postal: Ouvidoria Município de Caraá - RS - Av. Arno Von Saltiel, nº 478, Centro, Caraá, RS, Brasil, CEP 95515 000E-mail: controleinterno@caraa.rs.gov.br

(Publicado em 06/10/2020)